22.07.2015

Capixaba conquistou título pelo clube espanhol nos EUA: Rui Mota: portas mais abertas do que nunca no futebol de areia do Barça.

Vitória (ES) – O capixaba Rui Mota, que no último domingo venceu, nos Estados Unidos, mais precisamente em Virgínia, o North American Sand Soccer Championships (NASSC), defendendo o Barcelona, da Espanha, desembarcou na manhã desta terça (09) no Aeroporto de Vitória, com propostas na bagagem e o orgulho inabalável de ter conquistado título internacional vestindo uma das camisas mais lendárias do planeta.

No desembarque foi recebido pela mãe e maior fã, a Aparecida.

“Foram seis jogos em três dias e uma final debaixo de sol forte com a areia pegando fogo”, lembrou Rui, que marcou dois gols no evento na primeira fase.

Na semifinal teve jogo “complicado” contra o Miami Beach Soccer que conta com os brasileiros: Toinho, D-Mais, Guigui, China e Francis.

O placar registrou 4 a 1 para o Barça, mas a partida, lembra o capixaba, foi bem equilibrada na maior parte do tempo.

Na final, o Barça venceu o time da casa, o Virgínia Beach Soccer por 5 a 1. Foi uma explosão de alegria pelas dificuldades encontradas na disputa.

Segundo Rui, as portas do Barcelona estão ainda mais abertas. “Fico na expectativa.  Muitos eventos estão previstos para 2015”, comentou.

“Defendi o Barcelona em dois Mundialitos de Clubes e agora neste torneio nos Estados Unidos. Uma bagagem boa. E pode ter certeza: ajuda na carreira de qualquer jogador esse título internacional ainda mais por esse clube tão especial”, comentou.

O Barcelona ganhou com o título nada menos do que U$ 15 mil (cerca de R$ 45 mil) que será dividido entre jogadores e membros da comissão técnica.

Rui teve ainda um cachê (de valor que preferiu não divulgar) e ganhou (assim como todos os campeões) um “relógio top de linha” e uma mala de viagem, além de outros brindes.

Rui pode atuar na Itália brevemente. “Já tive o convite, mas tenho compromissos profissionais no Espírito Santo. Tenho que aguardar”, comentou.

Vale lembrar que Rui jogou seis anos seguidos na Itália com destaque para as atuações no Collosseum Beach soccer, Catanzaro Beach Soccer e Sambenedettese

Também jogou no Campeonato Suiço pelo Sable Dancers.

Tanto tempo na Itália faz o capixaba falar relativamente bem a língua. E transitar com certo conforto pelo País, ajudando na adaptação dos boleiros capixabas por lá.

A fera da Seleção Capixaba, que esteve nas campanhas dos títulos do Campeonato Brasileiro de Futebol de Areia de 2010 e da Copa dos Campeões de 2011, dentre outras conquistas, disse que a delegação viveu nos Estados Unidos grande frenesi durante a disputa da final da Liga dos Campeões do time de futebol contra a Juventus.

“Assistimos todos juntos, os espanhóis comemoraram bastante, e com a gente não foi diferente. O Barcelona atualmente é o melhor time do mundo, isso é indiscutível”, comentou.

Rui começou a jogar em alto nível em 2002. E neste mesmo ano teve a sua primeira convocação para a Seleção Capixaba.

No Estado defende o Rio Branco Beach Soccer idealizado pelo amigo Bruno Malias. No último Campeonato Estadual foi vice-campeão por Vila Velha. Foi finalista nove vezes e venceu três vezes. Duas por Vitória e uma por Vila Velha.