16.05.2016

Goleiro do Santão ensina a sua arte em escola de goleiros de futebol de areia

 

Vitória (ES) – Um dos melhores goleiros do futebol de areia capixaba, vice-campeão da primeira etapa da Copa do Brasil de Clubes de Beach Soccer, no último final de semana, defendendo o Espírito Santo, ao lado do goleiro Mão, em São Luís (MA), Marcelo Muniz Matos ensina a sua arte na Escola de Goleiros Leão de Judá, localizada em Itapoã, Vila Velha.

É para os alunos oportunidade rara de aprender os segredos com alguém de currículo invejável. Marcelo tem diversas passagens pela Seleção Capixaba. Foi eleito melhor goleiro do Campeonato Estadual de 2012, defendendo Vitória.

Foi também campeão, pela Seleção Capixaba, da Copa dos Campeões de Futebol de Areia em 2011. Tem ainda títulos no futsal, futebol de campo e futebol  7.

Marcelo destaca que um dos motivos que o levaram a criar a Escola de Goleiros foi o interesse de outros arqueiros de treinar em conjunto. Começou com o Canal e o Marcelo Cara de Rato, também, conhecidos no futebol de areia.

Marcelo-4

Depois, várias pessoas o telefonaram e também o abordaram na rua solicitando treinos. Mas, sem dúvidas, a maior motivação foi constatar que um amigo, o Diego, havia emagrecido 20 quilos com os primeiros treinos, todos informais.

Marcelo recorda que ambos treinaram tanto que acabaram, de certa forma, marcando território na areia.

Muitos pais também o procuravam para matricular os filhos. Daí surgiu ideia de criar a Escola de Goleiros Leão de Judá.

Na escola, Marcelo e sua equipe aplicam, de forma teórica e prática, as técnicas para a formação e aprimoramento dos goleiros.

Marcelo considera o Espírito Santo um dos Estados com maior número de grandes goleiros do País e confessa que sente orgulho de passar aos mais jovens o que aprendeu nos mais variados pisos.

Preparado em outros centros

Professor de Educação Física, Marcelo teve a oportunidade de trabalhar em grande centro do futebol, o futebol paulista, no Sertãozinho Futebol Clube.

Ele também participou de curso no Paraná, em Londrina, da Associação Brasileira de Treinadores de Goleiros com renomados palestrantes. Dentre eles Carlos Pracidelli, ex- Seleção Brasileira; Rodrigo Brunhs (do Red Bull) e Cassius Hartmann (ex-Coritiba) somente para citar três.

Segundo o “paredão”, de forma cada vez mais ostensiva, os clubes de São Paulo estão trabalhando com preparadores de goleiros que foram também goleiros e que tenham curso superior de Educação Física.

Ainda conforme Marcelo sua metodologia de trabalho baseia-se de acordo com o que o goleiro precisa para utilizar em jogo.

As valências físicas, sua  potência anaeróbica, saltos, força e explosão, exercícios de alta intensidade e curta duração, sempre explorando a potencia, a agilidade, a velocidade e a reação.

Expansão

A escola expandiu-se. Agora tem aulas também no futebol de campo nos Bairros Brisamar e Novo México. O perfil dos alunos é variado. Têm iniciantes como arqueiros, peladeiros, pessoas que buscam fugir do cotidiano das academias e atletas que querem melhorar o rendimento.

Estão sendo programadas palestras com atletas e técnicos renomados e brevemente será anunciada a parceria com um clube de forte estrutura no interior de São Paulo para o aproveitamento dos atletas da base que se destacarem.