04.03.2016

Húngaros treinam beach soccer nas “sagradas” areias da Praia de Camburi

 

Vitória (ES) – Quatro atletas da Hungria, país da Europa Central, treinam beach soccer nas areias da Praia de Camburi, que revelaram para o mundo alguns dos maiores astros da modalidade.

Eles integram a Seleção Húngara e foram trazidos por meio de intercâmbio pelo idealizador do Rio Branco Beach Soccer e tetracampeão da Copa do Mundo de Futebol de Areia (2006, 2007, 2008, 2009), Bruno Malias.

Segundo Bruno Malias, os treinos terão 20 dias de duração, com dois períodos de atividades diárias.

O craque esteve recentemente na Hungria a convite da Hungary Football Federation,  por meio do seu Departamento de Beach Soccer, liderado por Izsvàck Zsolt.

Na Hungria, Bruno, que tem o Curso de Instrutor FIFA de Beach Soccer, atua nas categorias de base, sobretudo com a categoria sub-20, como “Treinador dos Treinadores”.

A meta é classificar a seleção do país para a Copa do Mundo de 2018. As Seletivas, por sinal, para esta competição, serão na Hungria.

No período da manhã, os atletas treinam com a equipe principal do Rio Branco que se prepara para a Seletiva para a Copa Brasil de Clubes, e, ao final da tarde, aprimoram a parte física no CT Vida Plus, também na Praia de Camburi.

Bruno Malias destaca que tem grande satisfação ao trazer os atletas ao Estado, certamente um dos maiores celeiros de talentos da modalidade.

 

hungaros-1

Dávid, Viktor, Bruno Malias, Norbert e Tomi

 

“Eles iriam treinar no Rio, mas os convidei para este estágio no nosso Estado. É uma forma de mostrar toda nossa potencialidade turística e também contribuir para os seus aprimoramentos técnicos, os integrando temporariamente ao nosso elenco e possibilitando o contato com nossa comissão técnica. Vale lembrar que o Rio Branco é o segundo no Ranking Nacional de Clubes”, destacou Malias.

Os atletas,  que têm pouco mais de 20 anos de média de idade, aproveitam bem a oportunidade.

“Agradeço ao Bruno a chance de estar aqui. Tenho certeza de que voltarei para meu país tecnicamente bem melhor. Está sendo uma experiência inesquecível”, destacou Dávid Csoszánszki.

“Vitória é uma cidade linda. As pessoas vivenciam o esporte o tempo todo”, comentou Tomi Szentes-Biró.

“Os brasileiros nasceram para jogar beach soccer.  Se movimentam muito bem na areia e são rápidos com a bola nos pés. É algo impressionante”, avaliou Norbert Sebestyén.

A temperatura do Espírito Santo é um atrativo a mais na passagem dos húngaros pelo Estado.

“No primeiro dia exageramos e ficamos muito tempo ao sol. Estamos adorando este calor. É algo quase nunca observado em nosso país. Então, estamos desfrutando ao máximo”, disse Viktor Túrós.

Curiosamente, no ano passado, Bruno Malias foi o treinador da seleção de Seychelles, um conjunto de ilhas africanas, que disputou as eliminatórias da Copa do Mundo FIFA. E como atleta já atuou no beach soccer húngaro, tendo sido campeão nacional de clubes em 2015.