Mão consolida trajetória de sucesso também fora das quadras
02.02.2016
Mão consolida trajetória de sucesso também fora das quadras
Melhor goleiro do mundo forma este ano em Educação Física e é novo Coordenador de Esportes da Rede Doctum
Serra (ES) – Considerado o melhor goleiro de futebol de areia do mundo, o capixaba Mão tem vasto currículo de títulos com a seleção brasileira e em clubes.
Tem conquistas importantes individuais, como a de Luva de Ouro em 2009. Não é exagero dizer que já é o maior goleiro da história do futebol de areia brasileiro, pois, seus números são insuperáveis.
De origem humilde, com o talento, o esforço e a competência habituais, Jenílson Brito Rodrigues, aos 37 anos, tem consolidado também sua trajetória fora das quadras.
Tanto que está prestes a se formar em Educação Física (conclui o Curso em novembro próximo) e foi convidado para ser o novo coordenador de Esportes da Rede Doctum no final de 2015.
Vestindo a camisa da Seleção Brasileira desde 2004, Mão é tetracampeão mundial tendo participado de oito edições da Copa do Mundo. Além de Luva de Ouro em 2009, foi campeão mundial de clubes pelo Corinthians em 2013.
Pós Graduação e Curso de Direito
Dentro das quadras tem como principal projeto, em curto prazo, ser pentacampeão mundial. E fora delas curte cada minuto de sua trajetória. Mas tem planos. Muitos planos.
“Vou brevemente cursar Direito, mas antes vou me pós-graduar em Educação Física. O ser humano tem que lutar sempre pela evolução. Assim é que eu penso”, destacou o atleta que já domina o idioma espanhol e quer aprender outros idiomas.
Na faculdade, sua meta é contribuir para o crescimento do esporte. Acredita que como coordenador de esportes poderá observar de perto, orientar e capacitar diversos talentos.
“Quero ajudar atletas e ex-atletas a buscar formação superior e ter futura valorização profissional, pois sabemos que é de extrema importância. Mas sou exigente. Quero que os alunos se esforcem não somente no campo esportivo, mas principalmente para levar seus cursos até o final, como eu fiz, apesar das muitas viagens, competições e treinos”, comentou.
Aliás, capacitar talentos é algo que ele conhece profundamente. Basta dizer que seu projeto social “Ao Alcance das Mãos”, sediado em Jacaraípe, na Serra, completou dez anos.
A ideia do projeto, Mão gosta de destacar, não é apenas descobrir talentos e formar novos jogadores, mas formar cidadãos de respeito, caráter e responsabilidade. O maior objetivo é o desenvolvimento social, esportivo, familiar e educacional.
Curiosamente, o projeto começou quando treinava à noite, no campo da Praça Encontro das Águas, e percebeu que a quadra estava sempre vazia com muitas crianças na rua, convivendo de perto com a marginalidade.
Nestes dez anos, formou gerações. E não esconde a grande satisfação por isso.
“Tem um atleta do nosso projeto que cursa Direito. Outros revitalizaram o comercio da família mostrando incrível talento para os negócios. Fico feliz de ter participado da vida deles de maneira positiva”, disse.
Vinte países no Passaporte
Mão batalhou muito para conseguir tocar a sua carreira. Treinou com intensidade singular desde as categorias de base. Muitas vezes indo com a inseparável bicicleta para as atividades.
E para se manter no auge durante mais de uma década, trabalhou duro. Ainda mais porque teve fortes concorrentes à vaga de titular da Seleção Brasileira.
Hoje o passaporte traz carimbos de inúmeros países. Já perdeu até a conta. Mas são, pelo menos, 20 nos quais pisou.
“Agradeço a Deus por ter me abençoado por meio do esporte. Através dele construí família, sou casado com Maurielle Orlandi. Pude contribuir e contribuo com a minha e consegui desenvolver um projeto social para ajudar os jovens”, destacou.
Planos
A Rede Doctum já desenvolve parcerias com as federações de beach soccer e futsal que beneficiam atletas federados com descontos na faculdade.
Na sede da Doctum na Serra, onde era um campo de futebol, será erguido um centro de treinamento de futebol de areia e demais esportes de praia que será estruturado para receber variadas competições.
O amplo ginásio, que conta com quadras de futsal, basquete, vôlei e handebol terá brevemente dormitórios, principalmente para abrigar delegações de fora da Grande Vitória e de outros Estados.
Será construído também um laboratório para pesquisas variadas ligadas ao esporte.
“Temos hoje 120 alunos bolsistas ligados ao esporte e nossa meta é ampliar este quadro. Nosso Estado tem muito potencial no esporte, pesquisa e educação que não pode ser desperdiçado”, disse.
Ficha Técnica
Nome: Jenílson Brito Rodrigues.
Nascimento: 06/12/1978, em Vitória (ES).
Altura e peso: 1,86m e 82 quilos.
Posição: Goleiro.
Apelido: Mão.
Eleito Luva de Ouro da FIFA em 2009 e tetracampeão da Copa do Mundo FIFA (2009/2008/2007/2006), atuando pela Seleção Brasileira, Mão também tem resultados expressivos em seu currículo atuando por clubes. Pelo Corinthians, por exemplo, foi campeão do Brasileiro (2012) e do Mundialito de Clubes (2013). No Mundialito de Clubes de 2013, por sinal, foi eleito além de Melhor Goleiro, o Melhor Jogador (algo raro até então para um arqueiro) da competição. Mão teve a sua estreia na Seleção Brasileira de Futebol de Areia em 2004. Em 2006 conquistou a titularidade da Seleção Brasileira onde está até os dias atuais. Tem mais de 250 jogos oficiais pela Seleção do Brasil. Em 2015, o seu projeto social Ao Alcance das Mãos, desenvolvido na Serra, completou dez anos.