Regulamento Campeonato Estadual – Masculino
06.08.2018
Regulamento Campeonato Estadual – Masculino
18º CAMPEONATO ESTADUAL DE BEACH SOCCER
(11/08/2018 a 09/09/2018)
REGULAMENTO
CONTEÚDO
I – INSCRIÇÕES PARA COMPETIÇÃO
II – FORMAS DE INCRIÇÃO DAS EQUIPES
III – DESISTÊNCIAS, PENALIDADES POR ABANDONO E SUBSTITUIÇÃO
IV – RESPONSABILIDADES DAS EQUIPES E DO COMITÊ ORGANIZADOR
V – RECLAMAÇÕES E PROTESTOS
VI – CONDUÇÃO DA COMPETIÇÃO
VII – JURÍ DISCIPLINAR DO COMITÊ ORGANIZADOR
VIII – COMITÊ DE APELO
IX – REGULAMENTO DOS JOGOS DE ACORDO COM AS REGRAS OFICIAIS
X – CAMPO DE JOGO E BOLA OFICIAL
XI – REUNIÃO TÉCNICA
XII – REUNIÃO DE ARBITRAGEM
XIII – SISTEMA DE COMPETIÇÃO
XIV – CLASSIFICAÇÃO E CRITÉRIOS DE DESEMPATE
XV – SISTEMA DE PONTUAÇÃO
XVI – DURAÇÃO DOS JOGOS
XVII – PERÍODO EXTRA ( PRORROGAÇÃO )
XVIII – PENALIDADES MÁXIMAS
XIX – DATAS E LOCAIS DOS JOGOS
XX – PREMIAÇÃO DO CAMPEONATO
REGULAMENTO
O “18º CAMPEONATO ESTADUAL DE BEACH SOCCER” – 2018 é um torneio oficial sancionado pela FEBSES – Federação de Beach Soccer do Estado do Espírito Santo, organizado em Vitória– ES. A FEBSES, organiza esta competição de acordo com as regras oficiais de Beach Soccer.
I – DAS INCRIÇÕES
1.1 – A inscrição para o campeonato será feita mediante a Ficha de Inscrição e o pagamento da taxa de R$ 300,00 (Trezentos reais).
1.2 – Ao participar do campeonato as equipes automaticamente concordam em:
- a) – Observar as regras oficiais aprovadas pela FIFA, Beach Soccer WORLD WIDE BSWW, CBSB – Confederação de Beach Soccer do Brasil e FEBSES – Federação de Beach Soccer do Estado do Espírito Santo;
- b) – Aceitar que todo administrativo, disciplinar e assuntos de arbitragem conectados com a competição serão gerenciados pela FEBSES – conforme este regulamento ou as decisões da FEBSES;
c) – Aceitar a organização local da FEBSES.
II – FORMAS DE INSCRIÇÃO DAS EQUIPES
2.1 – Para disputar a fase classificatória, cada equipe deverá inscrever 15 (Quinze) jogadores (no mínimo 2 goleiros obrigatoriamente), numerados de 2 a 11 e 13 a 15 sendo o 1 e 12 obrigatoriamente reservados para goleiros. A relação de jogadores deverá ser aprovada pela FEBSES. Uma vez iniciado o Campeonato a relação não poderá sofrer alterações.
2.2 – A relação final dos 12 (doze) jogadores inscritos para o Campeonato, deverá ser apresentada na data marcada pela Federação e deverá respeitar os seguintes limites de idade:
- Acima de 40(quarenta) anos, somente com autorização especial da Federação de Beach Soccer e com laudo Medico.
2.3 – Contratação de Atletas
– Para que o nível técnico das equipes, tenha um mecanismo de equilíbrio, a FEBSES decidiu que:
Qualquer equipe só poderá inscrever o máximo de 4 (quatro) atletas que participaram da Copa do Mundo Fifa – 2017 realizada nas Bahamas, exceto o goleiro.
2.4 – Antes do inicio do jogo, todo atleta inscrito, deverá apresentar um documento de identificação, obrigatoriamente, podendo ser Xérox autenticada para participar da partida, qualquer jogador que não apresentar este documento no ato do jogo, não participará do Campeonato naquele dia.
III – DESISTÊNCIA, PENALIDADES POR ABANDONO E SUBTITUIÇÃO
3.1 – Todas as equipes convocadas para a competição serão obrigadas a jogar todas as partidas até que sejam eliminadas;
3.2 – Todas as equipes têm que estar no campo, no horário marcado para o início de jogo pela direção técnica do Campeonato;
3.3 – Se a equipe não se apresentar no horário marcado para a competição, com o mínimo de jogadores estipulados pelas regras oficiais para o iniciar o jogo (04 atletas ), os árbitros da partida deverão determinar que seja dada tolerância de 15 minutos. Após o término deste prazo, a equipe será declarada ausente do jogo e de acordo com as regras de Beach Soccer e para efeito de classificação no Campeonato, considerada perdedora do jogo por W x O;
3.4 – Todos os placares dos jogos realizados e a se realizar, da equipe que se ausentou, automaticamente serão igualados com o maior placar da chave contra esta equipe ausente;
3.5 – A equipe ausente estará sujeita a punições adicionais, de acordo com o parecer do júri disciplinar do comitê organizador;
3.6 – Deverá ser observado atentamente, que no transcurso de uma partida, o numero mínimo de jogadores em campo para a permanência da equipe é de 03 (três);
3.7 – Esgotados os benefícios que as regras do jogo contemplam para este caso, a equipe que estiver com seu efetivo reduzido a menos de 03 (três) atletas será declarado perdedora do jogo, no caso do adversário estar vencendo mantém – se o placar, caso esteja perdendo ou empatando, será registrado para efeitos de classificação o maior placar dentro da chave contra a equipe que causou a paralisação, independentemente do resultado da partida no momento da sua paralisação;
3.8 – Caso a equipe que permaneceu em quadra, esteja vencendo por diferença de gols menor que o maior placar da chave contra a equipe que abandona a quadra e o jogo seja encerrado antes do término do segundo período, automaticamente o placar também será igualado com o maior placar da chave contra a equipe que se ausentou;
3.9 – A equipe causadora da interrupção estará sujeita às sanções do júri disciplinar da FEBSES.
3.10 – Dependendo das circunstâncias e da decisão da FEBSES, qualquer equipe que se retira da competição antes de finalizar sua participação, poderá ter de reembolsar ao organizador local e a FEBSES, por qualquer despesa que os mesmos realizaram com a equipe desistente, como resultado de seu envolvimento na competição, podendo ainda ser suspensa de participar por dois anos de qualquer competição organizada pela FEBSES;
3.11 – Uma equipe que se retirar antes do começo da competição pode ser substituída por outra equipe. A FEBSES através de seu Departamento Técnico decidirá;
3.12 – Poderão ser concedidas exceções em caso de força maior, que serão decididas pela FEBSES.
3.13 – A FEBSES será responsável por:
- a) – Imposições das multas específicas providas por este regulamento;
- b) – Lidar com reclamações;
- c) – Lidar com protestos;
- d) – Substituir Associações que se retiram;
- e) – Designar o diretor técnico do evento e o supervisor de arbitragem da FEBSES no evento;
- f) – Resolver casos de força maior;
- g) – Supervisionar preparações gerais, organizando o sistema de competição e os sorteios;
- h) – Decidir, junto com o organizador, as datas e locais para as partidas;
- i) – Determinar escala de horários;
- j) – Escolher a bola oficial e o material técnico estipulado;
3.14 – As decisões da FEBSES serão finais.
IV RESPONSABILIDADES DAS EQUIPES E DO COMITÊ ORGANIZADOR
4.1 – As equipes participantes serão responsáveis por:
- a) – Pagamento que venha a ter que ser efetuado pela participação dos jogadores de sua equipe no Campeonato;
- b) – Comportamento dos membros da delegação (os oficiais e os jogadores) antes e durante a competição;
- c) – Seguro saúde e de acidentes para todos os membros de sua delegação;
- d) – Despesas incidentais realizadas pela delegação durante o curso da permanência dos mesmos no local da competição;
4.2 – O organizador será responsável por:
- a) – Ordem e segurança na arena e vizinhança, junto com as respectivas autoridades locais;
- b) – Cobertura de seguro de obrigação adequada para a arena;
- c) – Serviços médicos emergenciais para todos os membros das delegações.
V RECLAMAÇÕES E PROTESTOS
5.1 – Todos os protestos, excluídos os protestos providos nos itens 3 e 5 abaixo, deverão ser submetidos por escrito, no máximo duas horas depois da partida, endereçado ao diretor técnico do Campeonato que enviará imediatamente um relatório escrito sobre o assunto para o Secretario Geral da FEBSES, que de posse do mesmo, coordenará uma reunião do júri Disciplinar do Campeonato para análise;
5.2 – Protestos relativos a incidentes durante o jogo deverão ser levados imediatamente para o árbitro principal pelo capitão da equipe depois do incidente e antes do jogo terminar. Tal protesto será confirmado por escrito pelo Chefe de Delegação para o diretor técnico do torneio, acompanhado do pagamento de uma taxa de R$ 300,00 (trezentos reais), no máximo uma hora depois do final da partida. Caso o protesto seja levado a efeito, o valor da taxa paga será reembolsado em até 30 (trinta) dias, ao requerente.
5.3 – Protestos relativos ao estado do campo, marcações, instalações (trave etc.) ou bolas, deverão ser endereçados ao árbitro principal, antes do começo da partida.
5.4 – Protestos contra as decisões de fato dos árbitros e a cronometragem dos jogos serão inadmissíveis.
5.5 – Uma vez proclamado o Campeão Estadual de Beach Soccer 2018, qualquer protesto ou reclamação sobre o procedimento de esporte seguido durante a competição serão desconsiderados.
VI – CONDUÇÃO DA COMPETIÇÃO
O “18º CAMPEONATO ESTADUAL DE FUTEBOL DE AREIA, será conduzido pelo júri Disciplinar do Comitê Organizador, composto por:
1 – Diretor do Campeonato | Sr Paulo Sérgio de Oliveira Lima |
2 – Diretor Técnico do Campeonato | Sr Elias dos Santos |
3 – Supervisor de Arbitragem da FEBSES | Sr Antônio Buaiz Filho |
4 – Coordenador da FEBSES 5 –Supervisora da FEBSES | Sr Fabio Pires de Alvarenga Srta Paula Pretti Espíndula
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VII JÚRI DISCIPLINAR DO COMITÊ ORGANIZADOR
7.1 – O júri Disciplinar do Comitê Organizador será responsável por decidir incidentes de natureza disciplinar que acontecerem durante a competição;
7.2 – O procedimento a ser aplicado pelo Júri Disciplinar do Comitê Organizador é definido pelos regulamentos mencionados no parágrafo procedente;
7.3 – Quando tomar uma decisão, o Júri disciplinar do Comitê Organizador deverá levar em conta o relatório feito pelo árbitro, e se julgar necessário, por qualquer outra evidência existente (os relatórios do diretor técnico, do supervisor de arbitragem, cronometrista, televisão, gravações de vídeo, etc.), porém, esta evidência só pode ser usada para julgar assuntos disciplinares e não afetará qualquer decisão efetiva tomada pelos árbitros.
7.4 – As decisões abaixo do Júri Disciplinar do Comitê Organizador serão finais:
- a) – Advertências e censura imposta aos jogadores, árbitros e oficiais das Associações;
- b) – Suspensões impostas aos jogadores, árbitros ou oficiais.
7.5 – Apelos contra qualquer outra decisão tomada pelo Júri Disciplinar do Comitê Organizador serão permitidas e levadas ao Comitê de Apelo.
VIII – COMITÊ DE APELO
8.1 – o Comitê de Apelo apontado para este Campeonato deverá ouvir apelos colocados contra as decisões do Júri Disciplinar do Comitê Organizador, as quais não são irrevogáveis por este regulamento;
8.2 – O Comitê de Apelo será composto pelo Secretário Geral da FEBSES, pelo Diretor Técnico do Campeonato e pelo Supervisor de Arbitragem da FEBSES;
8.3 – O procedimento a ser aplicado pelo Comitê de Apelo é definido pelas regras mencionadas no parágrafo anterior. Estas regras estipulam, em particular, as datas limites e as taxas a serem pagas;
8.4 – O Comitê de Apelo deverá alcançar sua decisão baseada em documentos ou outros sinais de evidência contida no relatório do Comitê Disciplinar. Entretanto, o Comitê de Apelo pode, se achar necessário, requisitar ao Secretario Geral ou seu representante, outras possíveis evidências (como fitas de vídeo de gravação de televisão), as quais considere relevante;
8.5 – Decisões tomadas pelo Comitê de Apelo serão finais.
IX REGULAMENTO DOS JOGOS DE ACORDO COM AS REGRAS OFICIAIS
9.1 – Todas as partidas serão jogadas de acordo com as Regras de Jogo para Beach Soccer, publicadas pela BSWW;
9.2 – No caso de conflitos na interpretação das regras de Jogo para Beach Soccer, o texto em inglês será considerado o definitivo.
9.3 – 02 (dois) Cartões Amarelos, suspensão automática de 01(um) jogo, valido até o final da fase classificatória. Após a fase classificatória os cartões serão zerados;
9.4 – Cartão Vermelho, suspensão automática, após julgamento da sumula pelo Comitê Disciplinar;
9.5 – A equipe é composta por 12 (doze) atletas, sendo 5 (cinco) titulares e 07 (sete) reservas, mais o Técnico e o Auxiliar (preparador físico).
X – CAMPO DE JOGO E BOLA OFICIAL
10.1 – O organizador garantirá que o campo escolhido para a competição obedeça às Regras de Jogo de Beach Soccer.
- a) – O campo de jogo estará sujeito à aprovação do departamento técnico da FEBSES;
- b) – O campo de jogo terá a dimensão de: comprimento 37m, largura 28m, e circulando por uma zona livre com pelo menos 2m em largura.
10.2 – Todas as partidas serão jogadas em uma superfície de areia;
10.3 – A bola de jogo usada será de marca (Nike).
XI – REUNIÃO TÉCNICA
11.1 – A Reunião Técnica ocorrerá em dia, horário e local a ser definido, e a participação do Chefe de delegação das equipes é obrigatória;
11.2 – A reunião técnica não durará mais de 60 minutos, e cada equipe deverá prover os seguintes itens:
- a) – Relação final de jogadores (com 12 jogadores);
- b) – Cópia do documento de identidade dos jogadores.
11.3 – A Organização proverá manual para participantes que incluem os artigos seguintes
- a) – Equipes participantes;
- b) – Composição do Comitê Organizador;
- c) – Programa de Competição;
- d) – Estádio e instalações;
- e) – Informações de arbitragem – alteração de regras e escala de arbitragem;
- f) – Informação sobre serviços médicos;
- g) – Horário de treinamento;
- h) – Definição das cores dos Uniformes;
- i) – Perguntas gerais.
XII – REUNIÃO DE ARBITRAGEM
12.1 – A reunião de arbitragem será realizada em dia, horário e local a ser definido.
A participação do Diretor Técnico do Torneio, do Supervisor de Arbitragem da FEBSES, e dos árbitros é obrigatória.
XIII – SISTEMA DE COMPETIÇÃO
13.1 – 1ª FASE – CLASSIFICATÓRIA
Dois grupos de QUATRO equipes ( A e B ), jogam todos dentro dos grupos (Sistema Round Robin). Classificam – se para as semifinais os dois melhores classificados de cada grupo.
13.2 – 2ª FASE – SEMIFINAL
O 1° colocado do grupo A enfrenta o segundo colocado do grupo B;
O 1° colocado do grupo B enfrenta o segundo colocado do grupo A.
13.3 – 3ª FASE – FINAL
Os perdedores da semifinal se enfrentam disputando o 3° e 4° lugares do Campeonato;
Os vencedores da semifinal se enfrentam disputando o 1° e 2° lugares do Campeonato.
XIV – CLASSIFICAÇÃO EM CADA GRUPO E CRITÉRIO DE DESEMPATE
14.1 – A classificação em cada grupo será determinada pelo número de pontos conquistados pelas equipes.
- a) – Caso ocorra empate em pontos entre duas equipes, o critério de desempate a ser utilizado será o confronto direto;
- b) – Caso ocorra empate em pontos entre mais de duas equipes:
1º – Maior saldo de gols;
2º – Maior número de gols marcados;
3º – Maior número de vitórias no tempo normal;
4º – Menor números de Cartão Vermelho;
5º – Menor números de Cartão Amarelo;
6º – Sorteio
XV – SISTEMA DE PONTUAÇÃO
15.1 – Os resultados seguintes darão às equipes os seguintes pontos:
- a) – Vitória no período normal de jogo – 03 pontos
- b) – Vitória no período extra (prorrogação) – 02 pontos
- c) – Vitória nos pênaltis – 01 ponto
- c) – Derrota – 00 pontos
XVI – DURAÇÃO DOS JOGOS
16.1 – Cada jogo do Campeonato, de acordo com as regras do jogo, tem 03 (três) períodos de 12 (doze) minutos cada. As equipes terão 03 (três) minutos para trocar de lado após cada período, alternando a saída de bola ou a escolha de lado. O regulamento deste Campeonato também determina que o cronometrista deverá interromper o tempo de jogo, cada vez que um gol for consignado, e esperar o apito do árbitro para reiniciar o jogo.
VII – PERÍODO EXTRA (PRORROGAÇÃO)
17.1 – Ao término do jogo, a equipe que marcou o maior número de gols será considerada a vencedora. Ocorrendo empate em gols, haverá, sem intervalo, uma prorrogação de três minutos.
XVIII – PENALIDADES MÁXIMAS
18.1 – Se o empate persistir na prorrogação, haverá de acordo com as regras oficiais de Beach Soccer, cobranças de 3(três) penalidades máximas para cada equipe , aqui denominadas séries:
- a) – A 1ª série será composta de 03 (três) cobranças de pênalti para cada equipe;
- b) – Persistindo o empate as próximas séries serão repetidas em cobranças alternadas de 1(uma) penalidade, tantas vezes quanto necessário para determinar um vencedor;
- c) – As penalidades deverão ser cobradas por todos jogadores e inclusive o goleiro. Um mesmo jogador somente poderá cobrar uma outra penalidade, depois que todos jogadores cobrarem, sendo que se uma equipe estiver com menos de 12(doze) jogadores por força maior, a outra equipe devera ficar também com o mesmo número de atletas da equipe adversária.
XIX – DATAS E LOCAIS DOS JOGOS
19.1 – As datas e locais dos jogos serão fixadas pela FEBSES após consulta e acordo com o Organizador e a Federação local;
19.2 – As equipes deverão ter direito a pelo menos 01 (uma) hora de treino oficial nos dias precedentes aos seus primeiros jogos, no campo onde as mesmas jogarão.
19.3 – Exceto por permissão especial da FEBSES, o campo de jogo reservado para os jogos, não poderá ser utilizado para a realização de outros jogos durante o Campeonato.
19.4 – Qualquer partida, em virtude de mau tempo ou por motivo de força maior, poderá ser adiada pelo Diretor Técnico da FEBSES, ou Delegado por este designado, desde que o faça até 01 (uma) hora antes do seu início, dando ciência da decisão aos representantes dos clubes interessados, imediatamente após sua decisão.
19.5 – O 1° árbitro é a autoridade competente para determinar, por motivo relevante ou de força maior, a interrupção ou suspensão da partida e só poderão ser determinadas quando ocorrerem os seguintes motivos:
- a) – Falta de garantia;
- b) – Conflito ou distúrbios graves na área de jogo (o campo e a zona livre);
- c) – Condições inadequadas das instalações, inclusive o mau estado da área; de jogo, que torne a partida impraticável;
- d) – Falta de iluminação adequada.
19.6 – Se ocorrerem interrupções não excedendo a um total de 15 minutos, determina – se que:
– O jogo seja reiniciado. O tempo interrompido deverá ser complementado, a partir do momento que o cronômetro foi paralisado, conservando o mesmo placar e jogadores, salvo os que tenham sido suspensos temporariamente, excluídos ou expulsos. O tempo que já tiver sido completado será mantido.
19.7 – Se ocorrerem interrupções que excedam 15 minutos, determina – se que:
– O jogo seja reiniciado, transferido para o mesmo dia, ou adiado para o dia seguinte, na mesma ou em outra área do jogo. O tempo interrompido deverá ser complementado normalmente, a partir do momento em que o cronômetro foi paralisado, conservando o mesmo placar e jogadores, salvo os que tenham sido suspensos temporariamente, excluídos ou expulsos. O tempo que já tiver sido completado será mantido.
XX – PREMIAÇÃO DO CAMPEONATO
20.1 – O 18º CAMPEONATO ESTADUAL DE FUTEBOL DE AREIA 2018, concederá premiação em troféus e medalhas para as três equipes mais bem classificadas no Campeonato.