05.02.2018

Seleção Capixaba faz a festa de moradores e turistas em Praia Grande, Fundão, na 2ª edição do Encontro de Campeões

 

Fundão (ES) – A Seleção Capixaba fez a festa de moradores e turistas, na manhã deste sábado (03), na segunda edição do Encontro de Campeões de Beach Soccer, na arena montada no balneário de Praia Grande, em Fundão.

Com celulares, filmadoras e máquinas fotográficas, dezenas de torcedores de variadas partes do Estado e do Brasil fizeram questão de registrar cada momento da partida contra a Seleção de Fundão, representada pela tradicional (e entrosada) equipe Amigos da Praia.

Teve gente que veio de Vitória especialmente para prestigiar o evento, como a promissora atleta Duda Heringer, que assistiu ao jogo juntamente com a mãe, Carol e do irmão João Vitor.

“Quando soube do evento fiz questão de prestigiar. Acompanhei pelos jornais cada conquista da Seleção Capixaba. Agora fico feliz em vê-los de perto”, destacou Maria Conceição Freitas, comerciante de 37 anos, de Nova Almeida, Serra.

“É oportunidade única para fotografar grandes nomes, com passagens pela Seleção Brasileira. Foi agradável surpresa para todos nós”, disse João César Cassani, 42 anos, de Resplendor, Minas Gerais.

Dirigida pelo técnico Jorge Ferreira, o Índio, a Seleção Capixaba contou com alguns dos nomes mais importantes da história do futebol de areia do Espírito Santo (que participaram das campanhas dos títulos brasileiros conquistados  nos anos de 2000, 2001 e 2010). Dentre eles: Bruno Malias e Duda, com inúmeras conquistas pela Seleção Brasileira, dentre elas títulos mundiais.

Jorginho da Praia, que integrou o elenco da primeira Seleção Capixaba, em 1998, foi o “convidado especial” para o evento.

“Fiquei extremamente feliz com o convite e até emocionado de fazer parte dessa festa”, disse.

“Acho que estes eventos colaboram para o engrandecimento do esporte. Para nós é especial participar, principalmente pela presença do técnico Índio, exemplo de luta pela vida e de amor ao futebol de areia”, destacou Jô.

O jogo foi vencido pela Seleção de Fundão por 4 a 1. A Seleção Capixaba teve grandes dificuldades em função do piso duro (que fez a bola ganhar bem mais velocidade) e das dimensões extraoficiais da quadra e das traves. Marcaram para Fundão: Orestes (3) e Claudio Henrique. E para a Seleção Capixaba: Gustavo (filho do Jóia).

Encontro-3-Rafinha

 “O Encontro dos Campeões é uma forma de ratificar a importância destes atletas e das comissões técnicas na difusão da modalidade em todo o Estado, assim como prestar digna homenagem pelo o que fizeram pela Seleção Capixaba ao longo da história. Foi também ótima oportunidade das seleções das cidades sedes mostrar seus talentos ao grande público”, destacou o presidente da Federação, Paulo Sergio de Lima.

Vale destacar que na primeira edição do Encontro de Campeões, realizada no dia 27 de janeiro, na Praia Central,  a Seleção Capixaba venceu Marataízes por 2 a 0, nas penalidades, após 3 a 3 no tempo normal.

Encontro-0-Patrik

Os elencos das três conquistas

A Seleção Capixaba foi tricampeã brasileira com os seguintes elencos, em 2000 no Espírito Santo: Pierre (goleiro) e Léo Zanotelli (goleiro e ala); Raphael,  Camilo, Erich, Duda, Pablo, Jóia, Lieverson e Buru. Técnico Índio. Preparador Físico: Professor Elias Santos e coordenador Cristiano Moraes.

 Em 2001, em Segipe: Pierre e Mão (Goleiros); Duda, Camilo, Buru, Jóia, Leandrinho, Chico, Raphael  e Pablo. Técnico: Índio. Preparador Físico: Professor Elias Santos e coordenador: Cristiano Moraes.

E em 2010, em São Paulo: Marquinhos e Ciro (Goleiros); Buru, Duda, Rafinha, Bruno Xavier, Bruno Malias, Juninho Mascote, Patrik e Jô. Técnico Índio. Preparador físico :Didinho e coordenador Professor Elias Santos.

Outras conquistas

A seleção capixaba, além de três vezes campeã brasileira, foi quatro vezes vice-campeã: 1998, 1999, 2000 (ano que teve dois Brasileiros) e 2002. Foi duas vezes terceira colocada: 2005 e 2007. E duas vezes quarta colocada: 2008 e 2099. Foi campeã da Copa do Brasil em 2006. Foi terceira colocada no Torneio Internacional dos Emirados Árabes em 1999. Foi vice-campeã do Torneio Sul-Sudeste em 2001. E campeão da Copa Sudeste em 2002. Em 2011 a seleção capixaba venceu a I Copa dos Campeões no Espírito Santo.

 De 2003 a 2005, o técnico Índio foi técnico da seleção brasileira. Neste período foi campeão da Copa América e Copa Latina em 2003. Do Mundial, Mundialito e Torneio de Tignes em 2004. E da Copa América e Torneios Internacionais da França (Paris, Bastia e Ajaccio) em 2005. No mesmo ano foi terceiro colocado na Copa do Mundo em Copacabana.