19.08.2015

Vila Velha e Pedro Canário disputam neste sábado (11) a grande final do 16º Estadual de Futebol de Areia

Vitória (ES) – A grande final do 16º Campeonato Estadual de Futebol de Areia será disputada neste sábado (11-04), às 11 horas, na Arena de Alto Laje, em Cariacica, por Pedro Canário e Vila Velha, com entrada franca ao público e transmissão ao vivo da TV Gazeta.

Quem vencer se sagrará bicampeã da competição, já que Pedro Canário ganhou a edição de 2009 e Vila Velha a de 2011.

Às 10 horas, Anchieta e Marechal disputam a terceira colocação

O confronto final

Frente a frente estarão o atleta mais vezes eleito o melhor goleiro, Mão (eleito em 2000, 2001, 2002 e 2008) e o que mais vezes foi artilheiro da competição: Robinho, principal goleador em 2006 (dez gols), 2008 (nove gols) e 2009 (dez gols).

Por sinal, em 2009, com dez gols marcados nos últimos três jogos da competição, o “Rob Gol” foi o grande nome do campeonato, sendo inclusive, além de artilheiro o melhor jogador. A final registrou 6 a 5 para Pedro Canário contra Anchieta.

E o clima, segundo ele, é bem parecido. “Nossa cidade vive a expectativa de ganharmos novamente o título. Nosso time subiu de produção na hora certa. Então estamos confiantes, mas respeitamos muito Vila Velha que tem um ótimo elenco”, comentou Robinho.

“O Mão é o melhor goleiro do mundo há bastante tempo. Ele sabe como ninguém fechar todos os ângulos. A trave parece menor. Seus adversários o respeitam em quadra. Tenho com ele um convívio maravilhoso. Recebeu-me de braços abertos na Seleção Capixaba. E sempre me tratou com muito carinho”, disse Robinho.

Mo treina com a Seleção Brasileira na Praia de Camburi para a disputa da Copa Sul-Americana – CONMEBOL Qualifier 2015 -, que definirá em Manta, Equador, de 19 a 26 deste mês, três vagas para a Copa Mundo FIFA da modalidade.

Mas não perde o foco na final. “Será um jogo difícil para os dois times que chegaram com méritos na decisão. E para mim especial porque penso ser este meu último Estadual”, disse Mão.

“O Robinho é um grande artilheiro. Um atleta com faro de gol. Temos que tomar cuidado. Ele fez e faz muito pelo futebol de areia de Pedro Canário. Seu talento e suas passagens pela Seleção Capixaba impulsionaram o esporte no município. Fez com que os investimentos crescessem para a formação de grandes seleções por lá”, avaliou Mão.

Nada de ser coadjuvante

Outras feras querem participar ativamente da festa.

“Estamos bem unidos e fechados, graças a Deus. Nosso time vem mostrando isso dentro de quadra. Sinto-me bem e muito feliz por estar em uma decisão tão importante. Humildade e pé no chão sempre. Deus no comando de tudo”, disse Reyder, de Pedro Canário.

“A principal qualidade de Pedro Canário é o foco, a obediência tática. Estou muito feliz por estar na final do Estadual Capixaba no meu primeiro ano. Estou muito motivado para esse jogo. Um título representa muita coisa, pois, este campeonato é um dos mais difíceis do mundo”, disse Rafael, goleiro pernambucano de Pedro Canário.

“Final é empenho máximo. Buscar o tempo todo a superação. Estamos prontos para a luta”, afirmou o atacante Nelito, de Pedro Canário.

“Temos que mostrar nesta final a mesma pegada. Primeiro temos que defender bem para pensar em atacar, quem errar menos vai sair com a vitória. Sinto-me bem preparado, não saio de Guarapari sem objetivo para ir treinar. Acordo às 5 horas e quero o meu espaço, quando aparecer tenho que aproveitar a oportunidade. Ser campeão é um sonho muito grande ainda mais pra quem é capixaba. Já fui campeão por Anchieta. Sei o que isso representa”, disse Mario Jorge, atacante de Vila Velha, residente em Guarapari.

“Minha expectativa está a mil por hora. Estou focado pra fazer um bom jogo. Pedro Canário é uma equipe muito forte. Temos que ter muita atenção e entrar ligados. Para mim o jogo já começou. Tenho exposto isso nos treinos. Nossa equipe está unida. Todos se entendem. Agora é esperar a bola rolar para terminar esse campeonato com chave de ouro”, disse Dodô, atacante de Vila Velha.

Artilheiros

Os principais artilheiros são: Mauricinho (Anchieta) cinco gols; Tony (Pedro Canário) três gols; João Vitor e Mário Jorge (Vila Velha) três gols; Anderson (Anchieta) três gols.

Curiosidades

* Em 2011, Lecão, atuando por Vila Velha, foi eleito o melhor jogador do Estadual. Vila Velha venceu a final por 6 a 3 de Anchieta e garantiu o título. Lecão estará em quadra novamente por Vila Velha.

*Rafinha, de Vila Velha, disputou a sua 15ª semifinal. E chega à sua 10ª final buscando o oitavo título. Foi cinco vezes campeão por Vitória, campeão pela Serra em 2000 e por Vila Velha em 2011.

* Estarão em quadra os melhores jogadores de 2009 (Robinho); 2010 (Rafinha); 2011 (Lecão) e 2012 (João Vitor).

*Já tiveram passagens pela seleção brasileira: Reyder e Nelito (Pedro Canário). Rafinha e Lecão (Vila Velha). Mão, goleiro de Vila Velha, é titular da seleção brasileira há quase dez anos. E Rafael (Pedro Canário) está no grupo de quatro goleiros convocado para as Eliminatórias e que treina na Praia de Camburi desde a última segunda-feira (06).
*Em 2006, a seletiva para o Estadual teve recorde de participantes: 21 seleções. A edição teve como grande ausente Vitória, eliminada na seletiva.

* No seu segundo ano dirigindo Vila Velha, o técnico Alex Fabiano Dutra chegou à sua segunda final. No ano de 2014, Vila Velha perdeu na final por 4 a 0 para Anchieta.

Confira as campanhas

Semifinais

Pedro Canário 3 x 1 Marechal
Vila Velha 3 x 2 Anchieta

Resultados da terceira rodada (28/03)

Aracruz 1 x 3 Pedro Canário
Vila Velha 4 x 2 Mucurici
Vitória 2 x 6 Anchieta
Cariacica 4 x 5 Marechal Floriano

Resultados da segunda rodada (21/03)

Marechal Floriano 2 x 3 Vila Velha
Anchieta 2 x 1 Aracruz
Vitória 2 x 5 Pedro Canário
Cariacica 4 x 3 Mucurici

Resultados da primeira rodada (14/03)

Vitória 1 x 2 Aracruz
Mucurici 0 x 2 Marechal Floriano
Anchieta 3  x 1 Pedro Canário
Cariacica 2 x 1 Vila Velha